Grupo de amigos que se encontra nos fins de semana para uma cerveja gelada, cria movimento para melhorar performance dos espaços públicos
Quem não gosta de juntar os amigos para um bom bate-papo, regado a uma cerveja gelada, comidinha caseira e barata, música ao vivo e clima de muita informalidade? Pois bem. Um grupo de amigos é tão apaixonado pelo programa que vem mantendo essa rotina há 15 anos, cada dia agregando mais gente à turma, que se tornou bastante eclética: são funcionários públicos, comerciantes, políticos, jornalistas, advogados, médicos, empresários, publicitários e quem mais quiser participar. A fidelidade ao ritual é o requisito básico e se tornou tão forte que o grupo resolveu oficializar a atividade e fundar o Amigos dos Mercados. Os encontros da confraria não acontecem em um bar qualquer, mas nos mercados públicos do Recife, que acabam se beneficiando das melhorias estruturais cobradas pelo grupo.
A cada 15 dias, os organizadores se revezam na preparação do encontro, selecionando o bar, o mercado, os cantores e a divulgação do evento. Para facilitar a comunicação, eles criaram uma comunidade no orkut e um site (www.amigosdosmercados.com.br), onde é possível acompanhar o calendário das reuniões, fotos e vídeos produzidos em cada evento, participar de fóruns e até se cadastrar como integrante do grupo. Já são mais de cem participantes.
“Qualquer pessoa que ame o mercado pode participar, mas é importante freqüentar os eventos”, explica Vlademir Assis, diretor da confraria. Até uma camisa foi confeccionada para o grupo, vendida a R$ 20. “Nosso custo é baixo, por isso rateamos as despesas. Quando levamos um cantor, passamos o chapéu na hora para pagá-lo, é tudo informal”, diz. “E ainda combinamos um desconto com o dono do bar, pois o consumo é grande”.
Enumerando as características dos mercados, Vlademir lamenta, apenas, a falta de limpeza, sobretudo nos banheiros, e o pouco espaço para juntar uma grande quantidade de pessoas. “Antes de cada evento nós procuramos a administração do local e pedimos algumas melhorias. Temos, inclusive, tentando marcar com a prefeitura para tratar do assunto”, informa.
O diretor-presidente da Companhia de Serviços Urbanos (Csurb) municipal, Alexandre Sena, assegura que a infra-estrutura de 12 mercados da cidade vai melhorar. “Estão sendo concluídas as obras de recuperação dos imóveis da Encruzilhada, Água Fria, Beberibe, Boa Vista, Afogados e Madalena. A ampliação está sendo vista onde é possível, mas há dificuldades arquitetônicas.” As reformas pretendem resgatar o potencial turístico e econômico desses locais. (Margarette Andrea/Jornal do Commercio - PE/12.08.07)
segunda-feira, 13 de agosto de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Legal esta matéria, que saiu no Jornal do Commercio no dia 12 de agosto, estamos por lá, quem quiser aparecer vai rolar agora 15/08 no Mercado da Encruzilhada. Detalhes em www.amigosdosmercados.com.br
Vlademir Assis
Postar um comentário