Restaurantes de São Paulo recebem chefs de todo o País para o festival Bom de Mesa
A Associação Brasileira de Restaurantes da Boa Lembrança, que reúne 80 restaurantes em 19 estados brasileiros promove, entre os dias 21 a 23 deste mês, na capital paulista, a quarta edição do Festival São Paulo Bom de Mesa quando vários restaurantes de São Paulo vão receber chefs de outras regiões brasileiras. Entre os dias 24 a 26, também de agosto, o mesmo festival será realizado no interior do estado, em Jaguariúna e Campos do Jordão.
Criada pelo chef e sommelier italiano Danio Braga, dono do Locanda della Mimosa em Petrópolis e um dos mais importantes chefs em atuação no Brasil, a Associação Brasileira dos Restaurantes da Boa Lembrança vem, ao longo dos anos, ajudando a desenvolver uma cultura brasileira de bons restaurantes fora dos grandes centros, revelando talentos regionais. Além de São Paulo, o evento Bom de Mesa é também realizado no Rio de Janeiro durante as férias de julho.
Rose di salmone alla crema de pesce picante da chef Simone Bert do peruano Wanchako, de Maceió, na Vinheria Percussi
A Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, hoje presidida pelo chef César Santos, do Oficina do Sabor, de Olinda (PE), criou um souvenir para quem for a um restaurante da Boa Lembrança e pedir o prato inscrito na associação. Inspirado pelos costumes que trouxe da região onde nasceu, a Emilia Romagna, e de Parma, sua cidade natal, Danio, criador e hoje vice-presidente da associação, resolveu estimular, aqui no País, o hábito de se levar uma lembrança simpática depois de uma boa refeição. Trata-se um prato de cerâmica criado pela artista Olga Maria de Sales Guerra, de Petrópolis, com uma ilustração colorida também feita pela artista alusiva ao restaurante.
Tudo é produzido de forma artesanal e o interesse pelo souvenir é tanto que já gerou até um clube de colecionadores que chegam a viajar para adquirir novos pratos. O festival em São Paulo também terá seu prato especial com o nome do restaurante anfitrião e do convidado.
A inspiração para os chefs deste Bom de Mesa é o famoso Mercadão paulistano, onde todos farão uma visita conjunta no dia que antecede o festival. Depois, cada um deles prepara os pratos especiais que criou nos restaurantes que os convidou. No italiano Supra, o chef Mauro Maia recebe o próprio Danio Braga, que prepara um cardápio completo em que se destaca o raviolo del sole al burro tartufato, um grande ravióli recheado com ricota, espinafre e uma gema de ovo quente aromatizada com pasta de trufas brancas de Alba, servido ao molho de manteiga tartufada.
A chef carioca Andréa Tinoco do restaurante Rancho Inn do Rio de Janeiro prepara camarão com shitake, arroz basmati e molho teriyaki no paulista Nakombi
No restaurante Cantaloup, o chef Renato Carione recebe César Santos do restaurante Oficina do Sabor, de Olinda, que prepara queijo de coalho com ervas nordestinas de entrada e de Prato da Boa Lembrança, um jerimum recheado com camarão ao molho de pitanga com arroz de espinafre. Na Vinheria Percussi, a chef Silvia Percussi recebe Simone Bert do restaurante peruano Wanchako, de Maceió, que vai servir rose di salmone alla crema di pesce picante (aliás, aguardem para breve novidades do Wanchako em São Paulo).
A chef Bella Masano, do Amadeus, recebe Marcos Sodré do restaurante Swasdee, de Búzios (RJ) tendo como prato da Boa Lembrança o camarão gigante ao curry, poró e arroz negro. No Arábia, Leila Kuczynski recebe Zeca do restaurante D’Acampora, de Florianópolis (SC), e tem como prato principal lombo de cordeiro com crosta de pistache. No Empório Ravioli, Roberto Ravioli terá como convidado o chef Paquito, do restaurante Parador, de Petrópolis, tendo como prato principal o cochinillo (leitãozinho) servido com batatas e cebolas ao forno (somente no almoço).
No Marcel Jardins, o chef Raphael Durand recebe André Saburó, do restaurante do Quina do Futuro, de Recife (PE), que prepara robalo cozido em papillote ao aroma oriental. No japonês Nakombi, o chef Shigue Shimizu recebe Andréa Tinoco do restaurante Rancho Inn, do Rio de Janeiro, e o prato da Boa Lembrança será camarão acompanhado de shitake, arroz basmati e molho teriyaki. No Terraço Itália, Giancarlo Marcheggiani recebe o chef Celso Freire, do Restaurante Boulevard, de Curitiba (PR), que faz um filé de leitão salteado com molho de cereja preta e foie gras ao natural.
Em Campos do Jordão (SP), no restaurante Ludwig, Mario Celso recebe o chef Paulão, do Restaurante Alvorada, de Araras (RJ), que prepara filé de truta recheada com aipo, alho poró e queijo cremoso gratinado. Em Jaguariuna (SP), Abigail Zigiatti recebe no Vila Bueni o chef Juarez Campos, do Oriundi, de Vitória, que faz o involtini al chianti clássico. (Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 10)(Regina Neves)
segunda-feira, 20 de agosto de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário