terça-feira, 21 de agosto de 2007

Cinema para degustar

Esqueça a pipoca. O livro O cinema vai à mesa - Histórias e receitas, escrito pelo cinéfilo Rubens Ewald Filho e pela jornalista gastronômica Nilu Lebert, mistura (boa) comida e cinema e traz dicas de pratos que roubaram a cena nos filmes em que foram apresentados. A receita do livro é simples: reúna dois apaixonados pela sétima arte e pela gastronomia, junte grandes chefs para recriar receitas de alguns clássicos do cinema, um sommelier (conhecedor de vinhos) e pronto, é só servir.

“A idéia começou quando eu sugeri uma pauta para uma revista e pedi a ajuda do Rubens, que é um amigo de muitos anos. A reportagem fez sucesso, e nós pensamos, então, no livro, já que material não faltava”, conta Nilu, que diz que foram mais de 50 longas assistidos para chegar aos 25 que estão na obra. “Um dos critérios foi que o longa estivesse disponível em DVD; o outro, que desse para montar um jantar temático em torno dos filmes e chamar os amigos”, diz Nilu.

O nível de dificuldade varia. Há receitas simples, como a fritada de batata e o pudim de leite – fáceis para quem não tem medo da palavra banho-maria, que fique claro – do espanhol Volver, até complexos pratos, como o mil-folhas de bacalhau inspirado em Quem está matando os grandes chefes da Europa?, e o blinis com caviar e creme de leite, do francês A Festa de Babette. Para comer com os olhos, com o perdão do trocadilho. (Folhapress)

Nenhum comentário: