quarta-feira, 15 de agosto de 2007

A constelação do sabor

Por sete anos, o chef Alain Llorca garantiu duas estrelas Michelin ao Chanteclair, no hotel Negresco, em Nice. Desde de 2004, ele está à frente do Le Moulin de Mougins, restaurante também duas estrelas que herdou do mitológico Roger Vergé. Com seu estilo renovou não só o cardápio da casa, como a escola de gastronomia do lugar. Assim, todo ano Llorca atrai vários pupilos ávidos por segredos da cozinha e pelas paisagens escandalosas da região. Mougins é uma cidade medieval, escondida nas montanhas da Riviera francesa.

Voilá: depois de alguns acidentes e da morte de algumas cenouras, enfim a entrada de aspargos




Le Moulin de Mougins é cenário de lautas refeições que reúnem à mesa as mais frescas celebridades - em especial em maio, quando se realiza, a quatro quilômetros dali, o Festival de Cinema de Cannes.

Desde o ano passado, Llorca integra a programação do recém-criado festival de gastronomia da cidade. Em setembro de 2006, chefs que já se tornaram história como Pierre Troisgros e Paul Bocuse se reuniram com Vergé e encabeçaram o "Les Étoiles de Mougins." Foram três dias de aulas e degustações, incluindo opções gratuitas na tenda central.




E o peixe com legumes






Este ano o evento vai de 14 a 17 de setembro, e já tem confirmação de figurões três estrelas como Michel Bras, Jacques Lameloise, Christian Le Squer e Christophe Michalak. Há ainda outros 23 chefs estrelados. Entre eles, Serge Gouloumes, do Le Mas Candille, que fica ali mesmo em Mougins. No restaurante deste Relais & Chateaux, o moço esbanja técnica e leveza. Que tal uma mousse de cenoura com espuma de gengibre para acompanhar um tempurá de saint pierre com molho ao curry? Ou uma tarte tatin recheada de foie gras? Gouloumes tem o que mostrar em setembro. Prepare as malas. (Angela Klinke/Valor Econômico)

www.lesetoilesdemougins.com
www.moulindemougins.com
www.lemascandille.com

Nenhum comentário: