Criado em Cuba, o daiquiri foi apresentado ao mundo pelo escritor
O daiquiri nasceu à beira-mar, mais precisamente na costa da província oriental de Cuba, na praia homônima. Sua criação é atribuída ao engenheiro Jennings Cox, chefe das tropas americanas que desembarcaram na região por volta de 1898.
'Dizem que os integrantes das tropas criaram a canchánchara, bebida tradicional de Cuba feita com rum e mel, e que foi a partir dela que Cox criou o daiquiri', contou, por telefone, Katiuska Criado, do El Floridita, bar cubano considerado o 'berço' do drinque. 'Foi o bartender Constante Ribalagua quem trouxe a bebida para Havana. Ele servia Ernest Hemingway quando ele vinha ao El Floridita', complementa.
Hemingway difundiu e imortalizou o drinque, que leva em sua receita original 1 dose de rum prata, suco de 1/2 limão e 1 colher rasa (de sobremesa) de açúcar, batidos na coqueteleira com algumas pedras de gelo. Apesar de gostar da receita original, vez ou outra o escritor pedia para acrescentar um toque de maraschino, licor de cereja suave que deixa a bebida levemente mais adocicada.
Com o surgimento do mixer, Constante Ribalagua criou a versão frozen, e também passou a fazer o daiquiri em outros sabores, como morango, menta e manga. 'As outras versões são mais refrescantes', diz Hernani Nitolo, tricampeão da Associação Brasileira de Barmen, responsável pelos drinques do Corleonne. Hernani prepara o drinque também com banana e cranberry. 'Fica uma delícia', garante.
Para dar uma cor à bebida, o barman Israel Francisco da Silva, do Dona Flor, acrescenta algumas gotas de groselha no fundo do copo. 'No exterior, eles costumam colocar grenadine (xarope de romã), mas como ele não é encontrado tão facilmente por aqui, uso a groselha', justifica. O resultado, nas palavras de Silva, é uma bebida suave, que agrada a todos, principalmente as mulheres.
No divã do barman
Quem bebe o daiquiri?
'Homens e mulheres. Mas elas preferem o frozen e as versões feitas com outras frutas, que são mais delicadas', diz o bartender Hernani Nitolo.
Para que ocasião você recomenda o drinque?
'Quem escolhe o daiquiri geralmente sabe o que está pedindo, conhece o assunto. Em um encontro, a escolha pode impressionar. Ele também é ideal antes do jantar, como aperitivo', sugere Nitolo.
(Por Michelle Alves de Lima - OESP)
terça-feira, 29 de maio de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário