Os paulistanos cervejeiros terão, entre os dias 19 e 21 de junho, mais um motivo para se encontrar e tomar cerveja. A cidade recebe a 3ª edição da Brasil Brau 2007, maior encontro de negócios do setor cervejeiro do País. Entre os 60 expositores, dos quais oito são estrangeiros, estarão presente empresas de diversos segmentos como aplicadoras de rótulos e de produtos químicos, além das microcervejarias. A expectativa é que 2.500 profissionais compareceram ao evento, no Centro de Convenções Frei Caneca.
Assim como o setor, a feira registra crescimento este ano. Em 2006, 1.800 pessoas visitaram os 35 expositores. De acordo com a diretora da Fagga, organizadora do evento, Andréa Repsol, há uma demanda no segmento que exige o crescimento da feira. 'Nosso foco são os donos e gerentes de bares e restaurantes, que vêm para o encontro para se atualizarem.' Segundo Andréa, a feira não é um reunião das grandes cervejarias, mas sim das microcervejarias, que produzem as cervejas artesanais e premium.
Esse mercado, mais sofisticado, cresceu 4,5% no ano passado, e movimentou R$ 1,5 bilhão, na produção de 500 milhões de litros, de acordo com o Sindicato Nacional das Indústrias de Cerveja (Sindcerv). As bebidas premium custam cerca de 40% a mais do que as tradicionais e representam 5% do mercado brasileiro de cervejas. 'É um ramo recente no Brasil, mas as taxas de crescimento são maiores do que as do setor', diz o superintende do Sindcerv, Marcos Mesquita.
Ele diz que ainda há muito o que crescer, principalmente nos pontos-de-venda. 'A maior dificuldade é no varejo, que não induz o cliente a querer um produto mais sofisticado.' Mesquita garante que a indústria tem capacidade para aumentar a produção, e o público tem interesse nesses produtos.
De acordo com o superintendente, o Brasil é o quarto maior produtor e consumidor de cerveja, perdendo apenas para China, Estados Unidos e Alemanha. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cada brasileiro bebe seis litros de álcool por ano. Já em fabricação, em 2006, foram produzidos no País 9.700 bilhões de litros de cerveja, que renderam as cervejarias R$ 22 bilhões. (Gazeta Mercantil)
sexta-feira, 15 de junho de 2007
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