
Um dos pioneiros em sua consolidação foi um jovem escocês chamado James Buchanan. Seu nome tornou-se o símbolo de uma das marcas de scotch whisky mais respeitadas e conhecidas no mundo. Produzido desde 1884, mantém o mesmo design da garrafa de cor escura e rótulo branco. Buchanan começou sua carreira em 1879, como agente de uma conhecida empresa em Londres. Utilizando maltes de várias procedências recebidos em barricas, fez o próprio blend. Chamou-o de “buchanan blend”. A “mistura” acabou mudando totalmente o comércio do scotch whisky. Como cada destilaria produzia a bebida com características e sabores diferentes, baseadas nela começaram a surgir variações de qualidade confiáveis e consistentes. O inovador acabou sendo um dos responsáveis por tornar o scotch whisky uma bebida universal.
O Buchanan’s De Luxe 12 anos é o mais conhecido da marca que faz também o 18 anos. Esse blend de whiskies de malte e grão em proporções equilibradas conseguiu somar as melhores qualidades dos componentes individuais. O malte, elaborado a partir de cevada e leveduras, participa com mais de 50% do blend para fornecer estrutura e elegância; o grain whisky contribui com a leveza. Dourado brilhante, seu aroma apresenta notas florais e delicados tons defumados da turfa, harmonizado com especiarias, principalmente baunilha. Na boca, é elegante, complexo, macio e com sabor de carvalho tostado, frutas secas, tabaco e retrogosto muito persistente.
Na Escócia, o master blender faz a degustação separada dos quatro single malts que compõem o whisky Buchanan’s 12 anos. Para uma experiência sensorial inédita e semelhante, isso também pode ser feito em São Paulo, em reuniões interativas e com a distribuição de apostilas, coordenadas pelo experiente Beto Ranieri, proprietário da tabacaria Ranieri Pipes, que conduz as sessões há mais de dois anos. Eduardo Bendzius, diretor nacional de marketing da Diageo, a maior empresa de bebidas alcoólicas Premium do mundo, afirma: “A degustação se tornou, nos últimos anos, a mais badalada atividade lúdica dos adultos. Depois da onda de vinhos, cafés, charutos, é a vez de o brasileiro aprender os aromas e sabores presentes no scotch whisky”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário