quinta-feira, 28 de junho de 2007

Preparem as panelas: a disputa é para cervejeiros caseiros

Eisenbahn vai produzir 3 mil litros da melhor cerveja em 'estilo livre'

Cervejeiros caseiros de todo País poderão colocar suas criações à prova e, melhor ainda, ter o gostinho de vê-las produzidas e vendidas em larga escala. Entre agosto e setembro, a Eisenbahn, de Blumenau (SC), e o especialista em cervejas Xavier Depuydt organizam o Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn, que escolherá a melhor homebrew (cerveja caseira) entre os participantes.

Desde 2006, associações estaduais de cervejeiros caseiros já vêm organizando competições; aconteceram torneios no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O concurso da Eisenbahn, porém, terá uma inovação na premiação: o vencedor terá direito a produzir 3 mil litros de sua cerveja na fábrica da micro catarinense, com assessoria do mestre-cervejeiro Gerhard Beutling. 'O nome do vencedor estará no rótulo e ele também receberá 30 caixas da produção', afirma Juliano Mendes, diretor da Eisenbahn.

Segundo ele, a idéia é que o concurso seja de estilo livre, ou seja, todas as variedades, como lagers (baixa fermentação) e ales (alta fermentação), podem concorrer. A avaliação será feita por um grupo de jurados ligados à área, e 'às cegas' - cada concorrente só será identificado com número de inscrição.

Mendes diz que a idéia é incentivar o surgimento de novas produções cervejeiras. 'Nos Estados Unidos, muitas micros nasceram de cervejas caseiras. Na outra ponta, com variedade, o mercado de cervejas especiais também se desenvolve.' Um site com o regulamento deve ser colocado no ar nos próximos dias, e poderá ser visto pela página da Eisenbahn. Alguns pontos, contudo, segue Mendes, ainda não foram definidos - como a propriedade da receita vencedora.

NOVIDADES

Nesta semana começou a ser vendida a uruguaia Zillertal, uma pilsen. A garrafa com 330ml sai por R$ 2,65 (mais frete) no site Cervejasnet. A Bier & Wein (5643-8584) assumiu a distribuição da Urthel, cuja produção passou da Bélgica para a Holanda. Serão vendidas quatro variedades (Hop-it, Dark Ale, Tripel e Quadrium), em garrafas de 750ml, com preço estimado de R$ 29 em mercados. (Roberto Fonseca/OESP)

Nenhum comentário: