quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Nesta festa, muita alegria e mesa farta

Setembro é o mês de San Gennaro (no Brasil, São Januário), o que significa festa, alegria e muita comida italiana na Mooca. Este ano, a 34ª Festa di San Gennaro ocorre de 8 de setembro a 26 de outubro, sempre aos sábados e domingos. Anualmente, mais de 200 mil pessoas participam da festa, muitas de outras cidades e Estados, que chegam em caravanas. A renda do evento será revertida para cobrir os custos da construção do novo salão e da torre da igreja, e para a manutenção da creche Menino Jesus e das demais obras sociais da paróquia.

O ponto de encontro é a igreja, localizada na Rua da Mooca nº 950. No seu interior, em um amplo salão com capacidade para acomodar até mil pessoas, ficam sete barracas para atender os visitantes. Do lado de fora, outras 15 barracas ficam entre a ruas San Gennaro e Lins, em espaço de livre acesso ao público. Em todas elas, o público pode saborear os tradicionais pratos napolitanos, como macarronadas, pizzas, polentas, fogazzas, doces, entre outras comidas típicas.

As "Mammas di San Gennaro" chegam a preparar 60 mil pratos de macarronada e 120 mil pedaços de pizza. São 7 barracas no salão interno, servindo mil pessoas, e mais 15 barracas do lado de fora. A festa recebe cerca de 200 mil pessoas todos os ano e é um sucesso.

São cerca de 400 voluntários para que a festa se realize, mas as figuras principais são, sem dúvida, as "Mammas di San Gennaro", as responsáveis pela comilança e as inimigas número 1 dos Vigilantes do Peso – são consumidos cerca de 60 mil pratos de macarronada, 120 mil pedaços de pizza e 5 mil litros de vinho. São 25 senhoras, comandadas por Capitulina de Jesus Sobral Tonet, conhecida por Nega. "Este ano, a novidade é o salão, que ficou muito bonito depois da reforma. A comida continua boa como nos anos anteriores, feita sempre com muito amor", garante Nega. "Três dias antes já estamos trabalhando e fazendo os antepastos, como a berinjela italiana e a sardela", diz.

Ela conta que patrocinadores da festa doam alguns produtos, como macarrão e o pão italiano. "Seria muito bom se alguém pudesse doar pratos e copos descartáveis. É o que nos falta no momento", comenta.

Entre as "mammas" mais antigas está a dona Margarida do Carmo, conhecida por Lili, que participa da festa desde a primeira edição – já são 34 anos consecutivos. "No início não era esta festa grande que temos hoje. Era uma quermesse e a gente comia sentada na calçada", lembra. Dona Lili é a responsável pela polenta. As outras "mammas" garantem que é a melhor polenta do bairro, tanto que a chamam de Rainha da Polenta. "O segredo está no molho de lingüiça calabresa", garante, pois a massa é feita com fubá de milho comum, 60 quilos por noite mais ou menos. O jeito de fazer o molho e o tempero é que garantem aquele toque especial, além do queijo ralado por cima. A receita é de família e dona Lili faz charme, desconversa, mas não revela.

O prato principal é, sem dúvida, a macarronada. Nas duas barracas da rua, os visitantes poderão degustar ótimos pratos, mas a melhor macarronada está lá dentro, no salão, feito pela dona Neusa Martins Gomes. Como o segredo também está no molho, em cada barraca o prato terá sabor diferente. O melhor é experimentar todos, nem que para isso seja preciso voltar outro dia.

Também não vá se encher de macarronada e não deixar um espaço no estômago para experimentar a pizza. A dona Neuci Junqueira Lima é a responsável pela pizza na barraca da rua. A massa é feita anteriormente por pizzaiolos da região. Ela faz o recheio e coloca para assar. "São mais de mil pedaços por noite e todo mundo adora", garante.

Se há alguma rivalidade com a comunidade do Bixiga (Bela Vista), que promove a Festa da Nossa Senhora Achiropita (este ano de 4 de agosto a 2 de setembro)? Todas dizem que não, que a do Bixiga é uma festa mais antiga (tem 81 anos), que as duas comunidades se dão muito bem e que cada uma freqüenta a festa da outra. Mas quando se pergunta quem faz a melhor macarronada ou a melhor polenta, todas as "mammas" de San Gennaro se levantam e gritam: "Claro que é a Mooca, bello!" (C.O.)

Nenhum comentário: