segunda-feira, 23 de abril de 2007

Planeta cevada


Bares ampliam oferta de cervejas importadas e roteiro mostra onde encontrar 41 marcas de 11 países

Há até pouco tempo, quem quisesse ser criativo na hora de pedir uma cerveja ao garçom tinha limitadas opções. Um ou outro cardápio possibilitava beber uma encorpada red ale, uma adocicada bock ou uma intensa stout. Nos últimos meses, no entanto, vêm crescendo o número de casas que oferecem boas cartas da bebida, importada de países como Inglaterra, Holanda, França e Canadá. Não apenas casas especializadas mas bares e botecos mais simples estão incluindo as ¿gringas¿ em seus cardápios. A happy hour agora é internacional.
A cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no Brasil. Mas ainda estamos aprendendo no que diz respeito ao conhecimento de características e tipos e aos hábitos corretos de consumo (vide o corrente costume de pedir ¿uma loura estupidamente gelada¿ ¿porque nem toda cerveja é loura, apelido ¿carinhoso¿ que damos à dourada pilsen¿ assim como nem toda cerveja deve ser consumida em tão baixas temperaturas).

A boa notícia é que o aprendizado é, certamente, muito prazeroso para os cervejeiros. Há amargas, doces, frutadas, feitas por monges, fermentadas como champanhe... As brasileiras também não fazem feio: cada vez mais rótulos de cervejas especiais e artesanais aparecem em bares e também nos supermercados.

Para quem quer se aventurar pelo universo da cevada (o principal grão utilizado na produção da bebida), o Guia listou 25 de estabelecimentos que oferecem cervejas estrangeiras, separadas por país. Alguns são referência no assunto, como o Frangó, o Asterix e o Tortula, e contemplam praticamente todos os países mencionados. A lista é uma sugestão para uma divertida volta ao mundo de gole em gole. Saúde!

Colaborou Sandro Macedo

Holanda
BAR DO MAGRÃO
O bar é decorado com objetos antigos e tem clima de pub. O cardápio oferece mais de 50 tipos de cerveja, como a holandesa LaTrappe (Blonde, Dubbel e Quadrupel). Única cerveja feita por monges da ordem trapista na Holanda, cada garrafa com 330 ml sai por R$ 19. A dica para acompanhar é a porção de calabresa-aperitivo. www.bardomagrao.com.br. R. Agostinho Gomes, 2.988, Ipiranga, região sul, tel. 6161-6649. 50 lugares. Ter. a sex.: 17h às 24h. Sáb. e dom.: 12h às 24h.Preço: R$ 4,50 (cerveja em garrafa Original). CC: D, M e V.

(Fonte: Guia da Folha 13.04.2007)

Nenhum comentário: