quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Superstição ou crença? Saiba tudo sobre o famoso nhoque do dia 29

Superstição ou crença? Cada vez mais brasileiros aderem ao tradicional nhoque da sorte ou da fortuna, que acontece todo dia 29. Segundo os imigrantes italianos, comer nhoque nesta data traz sucesso e prosperidade.

Por conta da alta procura, muitos restaurantes acabam preparando uma quantidade maior de nhoque do que a servida nos outros dias do mês.

O ritual conta com várias etapas e dizem que garante no mínimo 30 dias de muita sorte. Na dúvida, vale fazer uma tentativa.

Coloque uma nota de dinheiro embaixo do seu prato com nhoque. Fique de pé e coma sete nhoques, mastigando cada um deles sete vezes.

Enquanto come, pense em seus sete pedidos, pois para cada nhoque vale um desejo diferente. Depois disso, você, segundo a tradição, já estará com muita sorte.

Então, aproveite para deliciar o restante do nhoque com a família ou amigos. Afinal, nenhum restaurante vai servir um prato com apenas sete nhoques.

Quando acabar de comer tudo, retire a nota debaixo do prato e guarde na carteira. Mas atenção, este dinheiro só poderá ser gasto após 30 dias.

Curiosidade

A origem da simpatia vem de uma antiga lenda romana que conta a história de um casal pobre, que recebeu um frade para o jantar num dia 29.

Após a saída do frade, o casal notou que havia moedas de ouro sob os pratos e, desde então, comer a massa nesta data passou a ser sinônimo de fortuna e sorte.

Confira a baixo uma deliciosa receita do Nhoque da Sorte:

Nhoque da sorte

Ingredientes

50g de farinha de trigo
800g de mandioquinha
200g de queijo parmesão ralado
3 ovos médios
sal
pimenta do reino
noz moscada
gengibre em pó
1 colher de sopa de requeijão cremoso

Misture a farinha, a mandioquinha e o queijo ralado. Acrescente os ovos e continue mexendo. Acrescente o requeijão cremoso e os temperos. Amasse por 20 minutos e deixe descansar.

Modo de preparo

Faça os rolinhos do tamanho que desejar, corte-os e ponha-os sobre um pano de prato com um pouco de farinha e cubra com outro pano.

Molho

50g de manteiga sem sal
4 colheres de sopa de azeite
4 dentes de alho amassados com sal e cominho a gosto
2 colheres de sopa de cebola picada
1 xícar de chá de molho de tomate pronto
6 tomates maduros sem pele e sem semente
sal e pimenta de sua preferência
20 folhas inteiras de manjericão
200g de queijo parmesão ralado
500g de queijo mussarela de búfala cortada em tiras pequenas
Misture os ingredientes aos poucos e mexa. Ao final, acrescente os queijos. Deixe para preparar o molho 5 minutos antes de servir. (Por Ivo Madoglio)

Nenhum comentário: