Parceria entre SABMiller e Molson Coors pode pressionar Anheuser-Busch a se unir à InBev
(OESP)
As cervejarias SABMiller e Molson Coors Brewing anunciaram ontem a fusão de suas operações nos Estados Unidos. A joint venture, que se chamará MillerCoors, terá vendas anuais de US$ 6,6 bilhões e será a segunda maior empresa de cervejas dos EUA, atrás apenas da Anheuser-Busch, dona da marca Budweiser.
A transação junta a segunda maior cervejaria do mercado americano, a SABMiller, detentora de marcas como Miller Lite, Miller Genuine Draft e Milwaukee's Best, à terceira maior, a Molson Coors, que fabrica as cervejas Coors Light, Molson Canadian e Molson Dry.
Segundo Bonnie Herzog, analista do Citigroup, o negócio será positivo para a Molson Coors e poderá acelerar uma eventual junção da Anheuser-Busch com a maior cervejaria do mundo, a belgo-brasileira InBev. Mas converterá o mercado de cerveja americano em um duopólio. A transação, por isso mesmo, ainda está sujeita à aprovação das autoridades de concorrência americanas.
'Estamos confiantes na liberação. Acreditamos que essa é uma transação pró-concorrência', disse o diretor-presidente da Molson Coors, Leo Kiely, que se tornará o diretor-presidente da joint venture. O diretor-presidente da SABMiller, Graham Mackay, disse que a nova empresa terá uma parcela de cerca de 30% do mercado americano, somando-se a parcela de 19% da SABMiller com a de 11% da Molson Coors, enquanto a Anheuser-Busch tem 50% do mercado.
Segundo Mackay, as sinergias de US$ 500 milhões decorrentes da transação virão de economias principalmente com distribuição e vendas, mas não serão fechadas nenhuma das oito fábricas das empresas nos EUA - seis da SABMiller e duas da Molson Coors.
As empresas, que vêm mantendo conversações há cerca de um ano, disseram que a expectativa é que o acordo definitivo para a transação esteja concluído no final do ano, enquanto os analistas acrescentaram que a aprovação do órgão de concorrência deve vir de seis a nove meses após essa data.
Segundo analistas há uma grande probabilidade de que a transação realmente se concretize, já que, do ponto de vista da regulação, já foi estabelecido um precedente com a Reynolds American. Em 2004, a Reynolds American comprou de uma só vez a segunda e a terceira maiores fabricantes de cigarro dos Estados Unidos para competir com a Altria, fabricante do Marlboro.
NÚMEROS
US$ 6,6 bilhões
é a receita combinada da SABMiller e Molson Coors nos EUA
US$ 500 milhões
será a economia conseguida pelas empresas com ganhos na distribuição e vendas
30%
do mercado americano terá a MillerCoors, empresa formada a partir da junção das duas operações
50%
do mercado americano tem a líder Anheuser-Busch
segunda-feira, 5 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário