sexta-feira, 14 de março de 2008

Clique para ampliar

quinta-feira, 13 de março de 2008

Cevada já foi o grão mais consumido

Quinto cereal mais importante do mundo, a cevada foi, provavelmente, o primeiro a ser cultivado no Oriente Médio e na Europa. Na Antigüidade, ocupou durante um longo período o posto de grão mais consumido, mas hoje é utilizado principalmente como ração para animais e como matéria-prima para o malte usado na produção de cerveja.

Em Roma, foi perdendo popularidade nos séculos anteriores à Era Cristã possivelmente devido ao aperfeiçoamento das técnicas de fabricação de pão. Por conter muito menos glúten que o trigo, a cevada dá origem a um pão denso, de textura áspera e cor escura. É o glúten que confere ao trigo uma apreciada textura firme e elástica e a capacidade para crescer.

"A farinha de cevada é mais adocicada, o que é ótimo para o fermento. Mas, para o pão não ficar pesado, precisa haver uma mistura com outras farinhas, porque ela é rica em proteínas, mas não forma uma boa rede de glúten", explica Rogério Shimura, professor do curso de gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi.

Para Shimura, o pão de cevada é encontrado basicamente em lojas de produtos naturais porque o brasileiro prefere pães brancos e leves. Na culinária, a farinha de cevada também pode ser adicionada a saladas e usada para espessar molhos.
Segundo dados do IBGE, a safra de 2006 superou 200 mil toneladas, o que situa o Brasil entre os grandes produtores mundiais. Ainda assim, é insuficiente para suprir a demanda interna, obrigando à importação do produto.

A malteação é o principal uso econômico da cevada. Os grãos utilizados na fabricação de cerveja precisam ter boa capacidade germinativa e tamanho não muito pequeno. Segundo Wilson Fornazier, mestre-cervejeiro da Ambev, depois de colhido, o cereal é submetido a um processo de malteação, ou seja, de germinação controlada, para induzir o grão a formar enzimas, que depois serão usadas na cervejaria.

"A cevada é a fonte primária do álcool: o amido se transforma em açúcar e este, em álcool. Além disso, ela transfere nutrientes para o fermento e contribui para o corpo da cerveja", afirma Fornazier. "A cevada é sempre a mesma, mas o processo de malteação pode gerar maltes diferentes, que interferem na cor, no aroma e no paladar da bebida."
Rico em fibras, em carboidratos e em minerais, o ingrediente deve ser evitado por portadores de doença celíaca (intolerância ao glúten).
(RACHEL BOTELHO/COLABORAÇÃO PARA A FOLHA DE S.PAULO)

terça-feira, 11 de março de 2008

Colorado lança cervejas com rapadura, mandioca e mel

A Cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto, que está completando 11 anos em 2007, fornecendo chopp na cidade e também em São Paulo e alguns outros pontos do estado, colocará no mercado, em agosto, as suas três primeiras marcas de cerveja.
As bebidas terão em suas produções as misturas de rapadura, mel e farinha de mandioca. A empresa está investindo cerca de R$ 200 mil (com a importação de equipamentos, confecção de rótulos, testes e garrafas) e espera, até o final do ano, exportar as novidades para Estados Unidos, Japão e Europa."É um mercado novo para nós e com um alcance maior", diz o gerente financeiro da Colorado, Rodrigo Nikima. (Monitor Mercantil Digital)

quinta-feira, 6 de março de 2008

As vantagens de ir ao boteco

Porque será que é mais fácil freqüentar um bar do que uma academia? Para resolver esse grande dilema, foi necessário freqüentar os dois (o bar e academia) por uma semana.
Vejam o resultado desta importante pesquisa.




Vantagem numérica: Existem mais bares do que academias. Logo, é mais fácil encontrar um bar no seu caminho. 1x0 pro bar.

Ambiente: No bar, todo mundo está alegre. É o lugar onde a dureza do dia-a-dia amolece no primeiro gole de cerveja. Na academia, todo mundo fica suando, carregando peso, bufando e fazendo cara feia. 2x0.

Amizade simples e sincera: No bar, ninguém fica reparando se você está usando o tênis da moda. Os companheiros do bar só reparam se o seu copo está cheio ou vazio. 3x0.

Compaixão: Você já ganhou alguma 'saideira' na academia? Alguém já te deu uma semana de ginástica de graça? No bar, com certeza, você já ganhou uma cerveja 'na faixa'. 4x0.

Liberdade: Você pode fumar na academia? 5x0.

Libertinagem e democracia:
No bar, você pode dividir um banco com outra pessoa do sexo oposto, ou do mesmo sexo, o problema é seu... Na academia, você não pode dividir um aparelho. 6x0.

Saúde: Você já viu um ' barista' (freqüentador de bar) com pedra no rim? 7x0.

Saudosismo: Alguém já tocou a sua música preferida na academia, inclusive 'aquela' que você pede 'n' vezes quando está tentando 'afogar' o fora que levou? 8x0.

Emoção: Onde você comemora a vitória do seu time? No bar ou na academia? 9x0.

Memória: Você já aprontou algo na academia digno de contar para os seus netos? E no bar? 10x0 pro bar !!!

ENTÃO VAMOS PRO BAR!!!

Mas atenção:
Se for dirigir, não beba. Se for beber, ME CHAME PELO AMOR DE DEUS !!! Aliás, você já fez amizade com alguém, bebendo leite ou bebida energética?
Portanto, se você tem amigos na academia, repasse este e-mail para salvá-lo do mau caminho.

" A cerveja e a cachaça são os piores inimigos do homem. Mas o homem que não enfrenta seus inimigos é um covarde"

(Imagem: 'Boteco', de João Werner)

quarta-feira, 5 de março de 2008

Que tal um jantarzinho diferente?

Você pode tomar café, almoçar, jantar ou ainda tomar um coquetel. Ainda, pode convidar um cliente para uma reunião enquanto almoçam a 50 metros acima do nível da rua!!!
É organizado por um promoter, profissional de eventos da Beijin Fun Co.
Possui lugar para 22 pessoas, com cozinheiro, garções, músicos e você pode selecionar em que direção deseja colocar a mesa ! A segurança é garantida pelo guindaste que ergue os módulos e pode acomodar uma banda inteira de músicos.

Este restaurante fica na BÉLGICA !

segunda-feira, 3 de março de 2008

"Kimi é melhor quando bêbado", afirma Bernie

O conhecido apreço de Kimi Raikkonen por festas e bebidas foi defendido por ninguém menos que Bernie Ecclestone. Para o veterano dirigente, o finlandês tem todo o direito de entornar alguns copos de vez em quando.

"Sempre que saí com Kimi para jantar, foi ótimo. Ele é melhor ainda quando está bêbado, e não há nada de errado com isso. Ele não envergonha ninguém ao ponto de dizerem 'meu Deus, ele não deveria fazer isso'", afirmou Ecclestone ao "The Daily Mirror" desta quarta-feira (27).

O inglês também disse que o atual campeão é o homem a ser batido em 2008. "E acho que vão bater muito nele", finalizou Bernie.

Curiosamente (para nós, brasileiros), o comentário do principal dirigente da F-1 acontece apenas uma semana após toda a polêmica envolvendo o piloto Renato Russo e a sua afirmação ao "O Estado de São Paulo" de que alguns competidores na Stock Car nacional fazem uso de álcool e drogas antes das corridas — informação posteriormente negada pelo corredor.

Porém, ao contrário da postura 'liberal' de Ecclestone — e considerando que, na F-1, são realizados três exames antidoping por temporada —, no Brasil, os comentários de Russo provocaram uma celeuma por parte da Vicar, organizadora da Stock, e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

As duas entidades condenaram o piloto e encaminharam um pedido de justificativa junto à Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, acusando Russo de omissão e conivência com os supostos casos por ele relatados.